Documentos necessários para o processo
- Brenda Bortolucci
- 17 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2022
Como foi dito no post sobre quem tem direito à cidadania, se você possui um italiano em sua linhagem familiar, seja seu avô, bisavô, trisavô, etc, você é um potencial cidadão italiano. Agora, sabendo disso, vamos listar quais documentos são necessários ter em mãos, para dar início ao seu processo de reconhecimento.
Inicialmente, você deve buscar em sua árvore genealógica, o seu Dante Causa (italiano transmissor da cidadania). Após isso, deverá reunir as certidões de todos os ascendentes, desde o requerente (você) até o imigrante italiano. Como mostra no exemplo abaixo:

Em processos feitos judicialmente, as certidões de óbito nem sempre são necessárias.
Processo de reconhecimento no Brasil
Hoje, existem duas formas de realizar o reconhecimento de sua cidadania sem a necessidade de sair do Brasil. A primeira e mais antiga, é via Consulado, e a outra, judicialmente.
Processo no Consulado
Mesmo que exista um consenso sobre como prosseguir com os processos, cada Consulado tem suas regras informais, exigências e restrições.
De acordo com as informações que constam no site do Consulado Italiano de São Paulo, deverão ser apresentadas:
- Todas certidões de registro civil em inteiro teor (nascimento, casamento, óbito e eventuais divórcios), em segunda via original, recentes e em bom estado, desde o italiano que transmite a cidadania até o último dos requerentes;
Caso você resida em um estado que não pertence a área de jurisdição consular de São Paulo, recomendamos verificar o site do consulado correspondente a sua região, para encontrar a listagem dos documentos necessários.
Processo Judicial
Os documentos exigidos para esse tipo de processo são os mesmos: nascimentos, casamentos, óbitos e a Certidão de Naturalização. Além, é claro, da procuração.
Vale ressaltar que as certidões de óbito nem sempre são solicitadas pelos advogados.
Conte com a Bernarditália para realizar o seu processo judicial! Trabalhamos com as vias materna e paterna.
Processo de reconhecimento na Itália
Os documentos exigidos pelos comuni são os mesmos. Sendo a certidão de óbito imprescindível para esse tipo de processo.
Em todos os casos, após reunir a documentação, será necessário analisar minuciosamente cada informação, pois é preciso garantir que tudo está em conformidade.
Un abbraccio!
Comments